top of page

Ano Novo, Fogos de artifício, como preparar crianças autistas.


 



É muito comum que autistas, tenham hipersensibilidade auditiva, não são todos, mas muitos tem dificuldade com barulho de fogos. Para alguns o barulho dos fogos pode incomodar, não só os autistas, mas idosos, cachorros, animais, aves, o barulho pode ser aversivo gerar mortes de animais e crises em pessoas autistas. Apesar de muitos municípios proibirem com leis o uso de fogos de artifício, ainda é comum ter fogos com barulho, bombas, bombinhas em festas particulares, na rua, e nos bairros da periferia das cidades.


Como preparar a criança?


1. Dar previsibilidade e usar de pistas visuais, No dia 31 de dezembro, vale criar um quadro visual com todos os acontecimentos do dia. Por exemplo: imagens da criança/do adolescente tomando banho, colocando a roupa, entrando no carro, chegando ao local da comemoração e vendo os familiares (ou, se for o caso, recebendo os familiares em casa). Mostrar vídeos de fogos avisar como vai ser.


2. Preparar o ambiente e a criança/adolescente para os momentos de fogos. Antecipadamente, tentem preparar a criança ou adolescente explicando o motivo (dizendo, por exemplo, “todos ficam felizes com a chegada do novo ano”), mostrando imagens ou vídeos de fogos (sem o áudio ou com o volume bem baixo e tentar ir aumentando aos poucos, sempre respeitando a tolerância de cada um).


3. Providenciar fone de ouvido abafador. O fone abafador ou com cancelamento de ruídos pode ajudar na hora dos fogos caso não seja possível ficar longe dos fogos.





4. Não forçar!

Ter o transtorno do processamento sensorial com hipersensibilidade auditiva não é uma escolha do autista, não é frescura, machuca, muitos autistas adultos, quando tem hipersensibilidade auditiva dizem que o barulho de fogos, dói como se alguém estivesse enfiando uma agulha dentro do ouvido. Caso a criança não suporte o barulho dos fogos, não exponha, respeite! Na hora dos fogos leve para um ambiente seguro, coloque um filme ou desenho, cante, dance, tire o foco os barulhos externos até acabar. Em alguns casos, fones abafadores podem ajudar, mas para isso é preciso já ir usando fone abafador antes para se acostumar.





Baixe nosso E-book: Guia de festas de fim de ano com crianças autistas 📥, você terá todas as informações necessárias para viver este período sem estresse. 👆 É grátis . 👊😘 Corre lá!


Um Abraço,


Gostou?

Compartilhe!



ความคิดเห็น


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page