top of page

O que não pode faltar em uma viagem com criança com TEA? Checklist

É tanta coisa para levar em uma viagem com uma criança que eu sempre faço um checklist para não esquecer nada! Além de roupas, calçados, itens de higiene, brinquedos e coisas para adaptar o ambiente (veja no post como adaptar o ambiente) tem algumas coisas que não pode faltar em uma viagem com uma criança com TEA.

Anota aí:

- Laudo: Este é um item importante para ter sempre á mão, para que você tenha alguns direitos garantidos. Leve sempre impresso. Em caso de viagens para o exterior sugiro que leve o laudo em inglês, traduzido por uma tradutora juramentada. O Laudo deve conter o CID um resumo da condição da criança e assinatura e carimbo médico.

- Carteirinha: Infelizmente a pessoa com TEA não tem uma carteirinha oficial do governo, aqui no estado de SP agora temos o RG com identificação de Pessoa com Deficiência, não tem o símbolo do autismo, mas já funciona. Muitas famílias assim como eu usam uma carteirinha simples, de identificação que as vezes substitui para não ficar mostrando o laudo, uma vez que muitas pessoas não possuem capacidade técnica para avaliar. Você pode baixar da internet no Site do Autistólogos .

- Medicação: Caso a criança com TEA, tome medicamentos controlados, este é um item que você não pode esquecer, porque a maioria dos medicamentos não são possíveis de comprar sem receita.

Durante uma viagem de avião você deve levar os medicamentos sempre na bagagem de mão, dentro da embalagem original e junto com a receita. Indico levar uma quantidade extra, para pelo menos uma semana a mais, caso o retorno precise ser adiado.

No caso de medicamentos controlados, indico levar a receita no nome da criança, para viagens internacionais se possível leve uma versão da receita em inglês e se possível a nota fiscal dos medicamentos. A prescrição médica brasileira não tem validade fora do país.

Farmacinha: Os medicamentos de uso de rotina que não precisam de receita, podem ser levados para viagens ao exterior, porém indico, passar com o pediatra e pedir receita, para levar, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos em alguns países anti-inflamatórios só é possível a compra com prescrição médica local. Por isso vale a pena levar alguns medicamentos por precaução, mas nunca use sem a recomendação médica.

- Vacinas: É muito importante verificar quais são as vacinas necessárias para visitar o país ou cidade escolhida. Além de saber qual a vacina é obrigatória ou indicada é importante ver quanto tempo é importante tomar a vacina antes de viajar para que faça efeito.

  • A única vacina obrigatória para conseguir entrar em algum país, é a febre amarela, mas a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomenda que o viajante não se esqueça de tomar as vacinas para Hepatites A e B, Tétano e Difteria, e a Tríplice Viral independente do país a ser visitado,

- Pulseira de Identificação: Muito importante ter uma pulseira onde conste o nome da criança, dados de contatos dos pais e indique que a criança tem TEA. Você pode personalizar colocar o nome da criança e contato dos pais no site Super Pulseiras

- Mochilinha da Discórdia: Eu que dei esse nome (rsrs) porque tem gente que discorda, não acha legal prender a criança, mas para mim é um item super importante eu não saio sem, quem é mãe de criança com TEA sabe que precisa, o Arthur não tem noção nenhuma de perigo, além de correr muito ás vezes por estar desorganizado em lugares com muitos estímulos que é o caso de aeroportos, rodoviárias, praias, shoppings etc. É uma mochila guia alguns chama até de mochila coleira, é super fácil de achar na internet e ajuda muito. Sites na Internet

- Bóia mais segura do mundo: Por aqui viajamos muito para locais com praia e piscina, isso porque o Arthur adora piscina, sempre que viajamos procuro um lugar que tenha piscina aquecida para o Arthur brincar, ela ama água e eu só tive paz e tranquilidade na piscina depois desta bóia, ela não deixa a criança afundar e as minhas viagens ficaram até mais leve. Aproveita o desconto para os seguidores com o código MAMAEQUEVIAJA10 https://www.monkeymonkey.com.br

Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!

Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja

Abraço,

Amanda Ribeiro

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page