top of page

Como adaptar o ambiente para autistas durante as viagens

As crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) assim como crianças típicas estão acostumadas com a sua casa, sua cama, seus brinquedos e de repente vai ter até dormir em um lugar que ela não conhece, tomar banho em um banheiro que ela nunca entrou.

Passei alguns perrengues com o Arthur, durante uma viagem ele ficou 3 dias sem banho porque ele não entrava no banheiro de jeito nenhum, o banheiro do hotel era escuro, o chuveiro era forte, ele gritava e não tinha quem conseguisse segurar ele debaixo da água, foi um momento muito estressante, depois disso eu aprendi a adaptar o ambiente.

Aqui vão algumas dicas:

Quarto: Leve a coberta, o travesseiro, algum bichinho que a criança está acostumada a dormir. Monte a caminha ou berço com as coisinhas da criança e depois apresente para a criança onde ela vai dormir. Fala que é seguro, que é macio, que é muito legal a caminha nova. Dê reforço positivo quando a criança deitar.

Banheiro: Leve os brinquedos de banho, peça no hotel uma banheira ou leve uma piscina inflável, apresente o banheiro, para os pequenos comece o banho na banheira, depois ligue o chuveirinho e depois chuveiro para ela ir se acostumando!

Cozinha: Leve o pratinho colorido, o talher, o copo, e se for para uma casa leve até a sua cadeirinha portátil.

Sala: Leve os brinquedos, coisas que deixe a criança se sentindo em casa.

É muita coisa pra levar? Sim, é muita coisa.

Dá trabalho? Sim, muito trabalho, mas isso é só no começo, conforme vão crescendo e viajando mais, as crianças vão se adaptando e vai ficando mais fácil e não precisa levar tanta coisa.

Hoje só levo brinquedinhos para o banho, e a coberta dele, nem levo mais banheira inflável, nem pratinhos, eu sinto que eles vão crescendo e vai ficando mais fácil.

Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!

Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja

Abraço,

Amanda Ribeiro

Commentaires


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page