top of page

FÉRIAS: Dicas para viajar de carro ou avião com crianças autistas

Para acabar com o tédio durante a viagem





Crianças tem muita energia e toda essa energia precisa ser gasta. Crianças com TEA, antes de tudo são crianças e não vão ficar paradinhas, quietinhas, comportadas elas precisam de atividades, para preencher o tempo ocioso, durante uma viagem de carro, ônibus, avião. As atividades têm durabilidade, dependendo da atividade conseguimos um tempo de concentração maior da criança se for reforçador, quanto tempo a sua criança fica engajada em uma atividade? Por aqui ainda estamos trabalhando na concentração então uma atividade por aqui dura em média 15 minutos, se a viagem vai durar muitas horas eu preparo várias atividades.


Não adianta querer que uma criança fique parada, quieta, sem ter nada pra fazer, a não ser que ela esteja com sono e durma. Do contrário dê atividades, nós pais somos responsáveis por providenciar entretenimento para as crianças.


Fazer uma viagem legal com uma criança com TEA exige planejamento, então prepare-se, organize quanto tempo durará o trajeto e programe atividades para ocupar o tempo.

Indico preparar uma sacola com brinquedos sensoriais, lanchinhos, uma sugestão é colocar brinquedos que possa acalmar, e colocar brinquedos e coisas novas que a criança não conhece, pode garantir mais tempo de entretenimento.


Viagem de Avião

·         Livros de pintar e lápis de cor ou giz (evite canetinha)

·         Brinquedos de encaixar com poucas peças e peças grandes

·         Jogos de cartas

·         Livros de histórias

·         Massinha (a massinha de E.V.A não faz muita bagunça)

·         Pasta de adesivos

·         Fidget Toys (brinquedos satisfatórios)

·         Lanchinhos, snacks

·         Por último Tablet ou Celular



Viagem de Carro

·         Brinquedos preferidos (pode ter som

·         Mesinha de atividades portátil, com livros lápis para pintar

·         Brinquedos de encaixar

·         Livros de história

·         Massinha

·         Jogos de cartas

·         Bolinha de Sabão

·         Fidget Toys (brinquedos satisfatórios)

·         Lanchinhos, snacks

·         Por último Tablet ou Celular


A maioria das crianças gostam muito de tablet, se tiver internet então, o tablet pode distrair por horas, eu sugiro deixar sempre como último recurso, quando já não tem mais o que inventar, para que seja usado o menor tempo possível. DICA: Deixar vários jogos baixados, porque tem muitos jogos educativos, que trabalham pareamento, coordenação motora, concentração, atenção, alfabetização, incentivar a criança a brincar com os joguinhos, depois músicas e desenhos.


Se você tem certeza de que a sua criança vai dormir no avião a noite toda, programe-se para viajar durante a noite, caso não tenha certeza, prefira voos durante o dia, nos voos noturnos as pessoas querem dormir, as luzes ficam apagadas, e caso a criança esteja agitada, a gente fica apreensiva não querendo incomodar.


Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!


Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja


Abraço,


Amanda Ribeiro

 

コメント


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page