top of page

Como a história social e previsibilidade pode ajudar em uma viagem com uma criança com TEA?

Toda criança precisa de previsibilidade no seu dia a dia, crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) precisa ainda mais, saber o que vai acontecer, se vai ter uma coisa diferente, quando sai da rotina é importante para evitar birras, crises e stress. Antecipar os acontecimentos faz com que ela se sinta segura. As crianças com TEA, tem dificuldades em gerenciar o tempo e se planejar, tem dificuldade de esperar e de calcular o tempo.

Previsibilidade

Quando a criança possui noção temporal, podemos por exemplo, mostrar um calendário, ir marcando os dias, quanto tempo falta para chegar o dia da viagem.

Por aqui o Arthur ainda não tem noção temporal, de dias, semanas, meses, então não conseguimos usar o calendário, aqui por enquanto funciona começar a falar horas ante, mostrar as imagens horas antes, ou mostrar imagem da próxima atividade, para este passeio eu mostrei as imagens no notebook mesmo de onde a gente iria, fui mostrando os brinquedos, e atividade que tinha no parque, ele foi vendo perguntei se ele queria ir, e no carro ele já estava falando que estava indo ver os coelhinhos. Chegando no local eu vou avisando tudo que vamos fazer antes e o que vamos fazer depois. Primeiro vamos almoçar, depois brincar no balanço. Vou avisando tudo o que vamos fazer o tempo todo, funciona, mas funcionaria melhor se tivesse mostrando as imagens de tudo, só que nem sempre é possível então vamos mesclando.

História Social

Comecei a usar a história social com o Arthur e me surpreendi o quanto ajuda na previsibilidade. Uma viagem modifica toda a rotina, lugar novo, estímulos visuais desconhecidos, sons, pessoas novas diferente, para uma criança com TEA pode ser muita informação. Saber o que vai acontecer antes ajuda muito por isso mostrar uma história bem objetiva com a sequência do que vai acontecer ajuda muito.

- Monte uma história usando imagens reais de carro, avião, aeroporto, check- in, filas, espera.

Detalhe o passo a passo desde a saída de casa até a volta para casa.

Comece contando: vamos entrar no carro, chegar no aeroporto, pegar as malas andar até o check-in, esperar na fila, despachar as malas, passar no raio X, esperar, durante esta espera você vai poder brincar com o tablet e por aí vai, colocar o máximo de imagens possível.

- A história social pode ser de fotos que você mostra na sequência no tablet, ou você pode fazer e imprimir.

- Faça a história social do hotel, dos parques, dos passeios, explique o que a criança vai encontrar nestes lugares.

- Tire fotos da criança nestes locais no durante a viagem, e na próxima viagem faça a história social com as fotos dele nos locais.

- A criança precisa ver um filme de tudo o que vai acontecer.

- Mostre estas imagens várias vezes antes da viagem, mas se a criança for muito ansiosa, mostre somente na véspera da viagem e durante a viagem vai mostrando conforme as coisas forem acontecendo, por exemplo: agora nós vamos entrar no avião, e mostra o avião.

- Mostre imagens da parte ruim da viagem, mostrando os momentos que será necessário esperar, momentos que pode ter som alto, muitos estímulos, e mostrar imagens sobre o clima do local.

E Se por acaso você fez tudo isso e a criança desorganizou, teve uma crise, birra o ideal é respeitar o tempo e o espaço dela. Leve-a para um lugar mais calmo, silencioso até ela se reorganizar, converse sobre o que está acontecendo e passe segurança. Use toda sua paciência.

Não desista de viajar, a frequência torna um hábito a próxima viagem vai ser melhor.

Gostou das dicas? então compartilhe com um amigo, deixe o seu comentário, siga nossas redes sociais!

Instagram: @mamaequeviaja Facebook: https://www.facebook.com/mamaequeviaja/ Youtube: Canal: Mamãe Que Viaja

Abraço,

Amanda Ribeiro

POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page